quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Meu conceito sobre Preconceito

O conceito em si, é fundamental para qualquer relacionamento do ser humano. Seja ele sobre uma pessoa, um carro, uma viajem, um animal, conceitos são estipulados por todos para fins óbvios.
Mas, infelizmente, a maioria dos seres humanos usa um conceito já estipulado para definir pessoas ou coisas que nem conhecem, o que ditamos como preconceito.
O conceito é (ou deveria ser) individual, uma coisa única que tomamos a nós. Ele é alterado pelo tempo e pelas circunstâncias. Mas ele não deve ser confundido com características, características, digo, as que são generalizadas por simplesmente ser. Uma cobra venenosa, por exemplo, ela é perigosa por sua característica, e qualquer uma vai ser, não por causa de um conceito e sim por ser de sua natureza.
Já o preconceito é uma ilusão que os seres humanos criaram para ocupar mais tempo em sua miserável vida. Encontramos características fantasiadas em uma pessoa por motivos e ideias tão chulas que é até cômico quando se pensa realmente nos fatos.
O que eu quero dizer com essa ladainha toda, é que o ser humano tem que conseguir distinguir, sente a necessidade de se rotular, de ter certeza do que é, de pensar ‘eu estou acima’ e se portar como, ou então ver isso nas outras pessoas.
A necessidade de se auto-afirmar perante as outras pessoas é tão grande que usam conceitos prontos e fáceis para que a maioria entenda e aceite a pessoa na sociedade. O preconceito infelizmente já domina o pensamento do ser humano, isso é meio mecânico, natural.
A regra é que a gente precisa de ocupar a cabeça, ao invés de criar, de conhecer, fuçar, duvidar. A regra da sociedade é ser igual.       
Meu velho ídolo já dizia: melhor ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Concordo.


(Sinceramente, felizes são os cachorros. Nem autoconsciência tem para se rebaixarem ou se elevarem por ser da raça que são. Não se importam com a aparência, com a condição financeira, só gostam mesmo de fazer um social...)



Eu sei.. Este post ficou muito ruim e sem muitos argumentos, no próximo eu caprixo mais, nem queria ter postado ele, mas meu blog ta muito desatualizado...

5 comentários:

  1. Muito bom hein Nanda..

    tem nada de ruim aí.. aliás tem sim.. o PRECONCEITO...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah cara, sei la eu generalizei demais, ushsuhsu... Mas a mensagem foi dita, pelo menos...

    ResponderExcluir
  3. Quem são terraqueos???? Seres que habitam o planeta terra, concorda??? Então quem disse que a especie humana deve deter a supremacia e fazer com que todas as outras especies estejam sempre a merce de suas vontades isso por que se dizem racionais... O ser humano é por natureza preconceituoso, racista e tem uma necessidade imensa de discriminar e se auto afirmar, mesmo sem nenhuma razão aparente, como você disse, somente para se mostrar superior...

    Bjo pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Eu sei.. Este post ficou muito ruim e sem muitos argumentos, no próximo eu caprixo mais, nem queria ter postado ele, mas meu blog ta muito desatualizado... // Parece que "todo" blogueiro (inclusive eu) está com consciência pesada por conta do blog desatualizado :D

    Brincadeiras a parte, achei muito bom seu post. É minha primeira visita aqui, vou dar uma fuçada :D

    ResponderExcluir

Discuta ideias, comente!