segunda-feira, 9 de abril de 2012

Polêmica! Posso te cutucar hoje?

A sociedade é má e hipócrita. E ignorante. Inclusive você e eu. Deixa eu explicar melhor... 
Muitas vezes nos deparamos com absurdos que queremos mudar. Atrocidades que nos revoltamos e xingamos meio mundo por elas existirem. Nos entristecemos e culpamos o capitalismo, a ganância e outras coisas ao invés de enxergar que está dentro de nós a motivação para tais acontecimentos.
Vou falar apenas de assuntos polêmicos. Quem acompanha o blog viu um pouquinho sobre o que vou falar na postagem anterior. Espero que o que eu diga possa te fazer refletir pelo menos um pouco(aliás, o que eu estou fazendo a dias!).
Começarei a falar sobre testes de medicamentos em animais. Sim, é horrível, eu concordo. Mas é a única forma até hoje que encontraram de poder sanar a demanda que existe. Você não quer viver muito? Até pelo menos os 70, 80 anos? Pois é. É contra o teste em animais, mas não deixa de tomar remédio quando está doente por medo de morrer. O normal para o organismo do ser humano sobreviver é, naturalmente, até uns 40 anos. Com os avanços da medicina, o coeficiente de mortalidade saltou para 80 anos, por enquanto! E isso está totalmente ligado com remédios. Você não apóia os testes em animais? Então não espere viver mais que uns 40, 50 anos. Infelizmente vivemos a mercê disso. Você largaria mão de viver mais? Pois é... Nem eu.
Hidrelétricas. Esse é um assunto que dá o que falar. Ambientalistas pulem esta parte... Mas ambientalistas mesmo, ambientalóides não. Você que corre atrás de mudanças e faz acontecer eu já nem falo nada. Já você que só assina abaixo-assinados, senta aí que é com você mesmo que quero conversar. Seguinte, você está na frente do computador com a tv, lâmpada e rádio ligados, quando de repente se depara com o assunto sobre a construção de hidrelétricas. Se revolta, xinga... Como que constroem uma coisa dessas? Você assina o abaixo assinado e posta um vídeo lindo no seu facebook. Aí desliga o pc, vai tomar uma banhinho quente, esquenta seu leite no microondas e vai dormir. Quando acontece um apagão xinga deus e o mundo por causa da falta de desenvolvimento do país. Preciso comentar alguma coisa?
E o que eu mais gosto de comentar, o Novo Código Florestal. Esse tem pano pra manga. Todo mundo adora comer até se empanturrar. Todos os dias ninguém dispensa da sua comidinha. Você deve estar pensando, é claro, senão nós morreríamos. Não. Nós consumimos muito além do que precisamos. E desperdiçamos muito também – principalmente no Brasil. Nós, como seres humanos, não precisamos de tanta comida para nos mantermos vivos, mas quem quer acabar com esse hábito? Comer até não poder mais? E o Novo Código com isso? Bem... Ele veio a partir desta demanda. Precisamos nos alimentar, precisamos de terra para plantar, óbvio. A produção alimentícia no país precisa sanar a procura. E também, se nós não plantarmos o que quer que seja, outro país produzirá e precisaríamos importar, o que resultaria na diminuição do nosso PIB, menos desenvolvimento e... Mais reclamação!
Não estou falando que devemos apoiar essas coisas, quero que isso fique claro. O que estou dizendo, é para deixarmos de sermos hipócritas antes de reclamar de recursos que nós próprios utilizamos. Se você espera uma mudança, comece por você. Converse com seus amigos, escreva em um blog(há!). Tente fazer a transformação acontecer onde ela deve existir: em nós, a energia que faz essa grande máquina funcionar.
Vivemos a mercê destes recursos, bebemos e desfrutamos dessa fonte. Exageramos, consumimos muito mais do que precisamos. É difícil, por sermos seres sociáveis, precisamos nos engajar na sociedade, que nos impõe determinados modos de vida. Que aliás, nós impomos nos outros. A visão que temos sobre as coisas são eticamente distorcidas. Enquanto não assumirmos o nosso erro e apenas gritarmos os erros dos outros a humanidade não vai mudar em nada. Enquanto continuarmos sendo hipócritas, nossa sociedade continuará doente. Enquanto esperarmos atitude dos outros, continuaremos caminhando da mesma maneira.
Somos maus, por usufruir exageradamente de tudo. Ignorantes por não procurarmos saber afundo sobre as causas e consequências. E hipócritas, por ignorar tudo isso e nos mantermos apáticos diante dessa coisa toda.



E só. Acho que este texto é bem mais uma cutucada em mim do que em qualquer outra pessoa... :P

4 comentários:

  1. Apoiado! :-) fácil apontar o dedo para tantos corruptos lá em Brasília sendo que somos, ao mesmo tempo, o todo da amostragem q eles representam! Hipocrisia e egoísmo é o q exercemos com mais afinco! :-)

    ResponderExcluir
  2. Não tiro nem ponho, faço das suas as minhas palavras !

    Enfim, admito toda essa ignorância profunda do ser humano e principalmente a nossa ( sociedade )!

    Gostei muito do texto Nanda !

    Parabéns ! ;)

    ResponderExcluir
  3. "Pois aquele garoto que ia mudar o mundo - Mudar o mundo! Agora assiste a tudo em cima do muro..." ♫

    É o falso moralismo, "o mal do nosso século". Em uma sociedade com os valores tão frágeis e tão deturpados é mais fácil se engajar em uma causa em que a maioria (dos leigos e preguiçosos) estão, do que usar a cabeça pra sua principal função que é pensar.

    Ter opinião própria está ficando cada vez mais raro hoje em dia. A grande mídia massificadora das ideias está, cada vez mais, se concentrando em disseminar informações inconsistentes e confusas, afim de criar um juízo coletivo do que é certo e errado.

    Aceitar essa massificação sem procurar conhecer a fundo os seus méritos, sem conhecer suas consequências é o mesmo entregar o seu destino nas mãos dos outros.

    Muito bom e oportuno seu post Nanda. Parabéns menina! ;]

    ResponderExcluir
  4. O amor é meio que um água com açucar. Às vezes a pessoa bebe sem precisar e fica com aquela sensação estranha de excesso do que não precisava.

    ResponderExcluir

Discuta ideias, comente!