sábado, 27 de março de 2010

Papinho esperto e Republicação de 'Por que a crença?'

Bom pessoal, desculpa por nenhum post, estou um pouco sem inspiração. 
Estou já pensando sobre o novo tema da próxima postagem, que será a morte.
Se alguem tiver algum tema interessante, não deixe de opinar, rs, apesar que eu acho que ninguém vai opinar ¬¬
Enfim, estou demorando mas espero que a próxima valha a pena de ser lida :D
Enquanto isso vou postar uma postagem mais antiga minha aqui para você conhecer um pouco mais sobre o começo do blog, essa foi a minha primeira postagem.
Espero que gostem! Até!

Por que a crença?

 Há um tempo atrás, quando acabara de me tornar atéia eu ficava questionando o porquê de tantas pessoas terem essa crença baseada em fatos tão absurdos. Foi quando fechei meus olhos para os meus próprios pensamentos antes permeados, acreditava que eu cria por ser criança, assim sendo, não entendia a razão para tantas pessoas crerem, mesmo sendo intelectualmente capaz de rever e reformular seus conceitos. Foi aí, pensando sobre isso que comecei a entender.
A frase "Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar." de Carl Saga, me abriu muito a cabeça. Eu discutia com crentes no intuito de mostrarem a eles a incoerência em que acreditavam, a farsa tão clara e exposta que teimam em sancionar, mas quanto mais eu analisava, mais via que não adianta tentar converter um crente de coisa alguma, se antes este não tiver disposto de entender e debater os fatos que você apresentaria.
Mas muitas das vezes o motivo da crença é um motivo de carência. Eu entendo que a visão de que esteja sozinho e isolado no mundo é perturbadora e que uma pessoa muitas vezes não consegue digerir tal idéia e colocam um terceiro para amortecer esse pensamentos. Deus é também uma base, um meio de aliviar as pessoas de certas tensões, muitas vezes têm a desculpa de que 'deus quis assim', ou até 'ele sabe o que faz' para amortecer fatos que não suportaria aguenta-los de outra forma, por isso ja desisti de tentar converter pessoas, por saber que tirar esta base, esse alicerce de alguém é muito cruel. Expondo minhas idéias neste blog, lerá quem se interessar, então não estou falando diretamente com ninguém.
Acreditar também é uma forma de fechar os olhos para a visão de finitude do ser humano. A idéia de finitude nunca foi bem digerida pelos crentes. A efemeridade da vida combinada com um fim definitivo, não é uma suposição suportável de se conviver.
Resumindo, a religião por si só não convenceria ninguém. Mas juntando ao sentido racional, o medo e a carência de um indivíduo, esse embolado de respostas fáceis são um prato cheio para qualquer pessoa que tenha indolência de pensar por si próprio.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quase condordei com Carl Sagan (um cara legal! Assisti Cosmos!). Agora a parte do profunda necessidade de acreditar eu descordo. Porque eu não sou assim. De mim mesmo vou mostrar como que eu funcionava nas antiguidades das épocas douradas. Como sou um Anonimus mucho lokos, posso revelar certas coisas na tranquilidade da minha cadeirinha. Era época de ouro, cai lá meus 13 anos (quando tudo começou) Igreja, bíblia, oração. Assistia cultos pela televsão (Soares. Bom essa é a parte de fora. Agora por dentro: Paz tranquilicalma, felicidade, não-medo. Jóias raras bem distribuídas, ainda sinto o cheiro da comida farta da época. Era tudo tão bom, sem rpeocupações, seguia eu escola a dentro, leituras a dentro tudo a dentro. Eu amava a Deus, andava com Ele. Era bom, como nada nunca fora pra frente e pra trás. Deus me salva por causa de revelar certo segredo, não quero usar como argumento quero só expor como ideia, só pra mostrar a vida. Bom, geralmente tenho a impressão de que os ateus pensam que nós vivemos oprimidos num mundinho selado chamado bíblia mas que no fundo sabemos que estamos desesperados e queremos motivos pra viver e etc. Ou seja, no fundo nós somos, mesmo que indo a Igreja e tal e tendo momentos de felicidade, amargurados e ficamoss procurando fugir da realidade: de que O Deus não há. Bem, antes da parte pessoal eu digo que nós vemos de vcs bem mesmo o mesmo, mas da seguinte forma: Vcs procuram se apoiar na razão e tem certo sucesso em tal, se tranquilizam um pouco e pensam: Deus nao há. Mas no fundo sabem que é bem mesmo o contrário, mas nunca se darão a tal profundidade de deixar que no natural se faça análise de si e ache lá no cantinho uma caixinha com o dentro: Deus há. Nós vemos ao contrário e talvez todo mundo no fundo sinta a exitencia daquele tal buraco no coração que nada supre nada fecha. Daí entra a parte do crente dizer: é Deus que falta ali. Bem, eu ficarei em silencio quanto a cá ou lá. Mas na minha época de ouro, isso digo falando a verdade, chovia a meu gosto, solzava a meu gosto. Não sinto ser lícito revelar essas cosias, são pessoais e mesmo anonimo é como se eu tivesse usando pra provar algo. Deus me salve. De mim mesmo digo, às vezes uma dor vinha, dor de cabeça no braço ou coisa parecida. Sabe quando vc espanta um mosquito? Assim eu fazia, nada falava só sinalizava e voltava a ficar bem. De noite eu olhava pro céu e decidia MESMO se no amanhã ia ser sol ou chuva. Sou crítico e cético. Fiz o teste de mim mesmo. Escolhia amanhã chuva. E chovia. No outro dia. Amanhã Sol, solava. E se quisesse chuva vinha de novo.

    Sim, comprovadamente, eu sou crítico, analiso tudo antes de falar que foi coisa silencio-na terra-e-barulho-no-céu. E eu comprovei, eu mesmo fazia o que queria. Mas eu dedicava, antes sempre dizia: Deus, se o Senhor não for fazer alguma coisa, não tiver algum plano pra hoje, tipo, tem que chover pra algo então deixa o controle do céu comigo.

    ResponderExcluir
  3. Siiiim, e sempre foi de boa. Eu não queria atrapalhar nada. Sempre foi comigo a sorte que eu procurava que fosse no céu. Bom, não lembro de outras coisas de agora agora. E tbm fugi quando os culhões amadureceram. Mas ainda quero voltar. Vida boa era aquela. E se vc pensa que vc é um bonequinho na luta céu e inferno, engana-se, há, para um homem só, poder suficiente pra derrubar muitos anjos e muitos demônios. Somos, na tese e prática os segundos mais fortes. Vem a Santíssima Trindade e abaixo somos nós. Agora, imagina se tivéssemos o ponto de vista da nossa real situação. Nós nem vemos a ou b. Nem anjos nem demônios e ficamos (não ponho eu nesse verbo) assim sem saber. Existe? Não existe? Bom, a vida é dura e mole. As pessoas que ficam com Deus recebem o poder de suas posições reais. E quanto mais vc chega-se a Ele mais é dado. Ou pode ser dado muito de uma vez.
    Por que não?

    E o melhor é o seguinte: vc pode ter o que quiser, fazer o que quiser e tudo pode ser liberado porque vc estando com Deus vc não vai fazer maldade nenhuma, entre crentes verdadeiros nunca haverá conflito porque vc pode evocar qualquer coisa à existência e o do lado tbm e nunca evocarão maldades. Vc tem o poder de fazer o sol derreter a terra, mas não vai fazer isso. Tudo é lícito, ams nem tudo convém. E outra> lembra quando eu disse que eu perguntava a Deus se a barra tava limpa pra agir? (chove ou não chove) Então, vc vai querer atrapalhar o que Deus talvez esteja fazendo naquele momento? ( eu mesmo digo que se um que tiver bem no céu fizer um plano bem aplainado como: vou destruir a Terra, mas o tempo especial no qual é superior ao tempoo natural vai parar, ntão depois que destruir a terra só pra ver como que seria eu vou fazer voltar tudo como era antes, incluindo almas e cada objeto afetado pelo que irei fazer. Daí não são afetados eu e a Trindade. Daí vc se reveste de poder antitemporal e executa, vê tudo acabar e depois faz tudo voltar e continuar numa boa como nada tivesse acontecido, ninguém nunca vai saber, tudo se passou na boa. É possível isso? Claro! Eu mesmo não tenho notícia de tal, mas pode ter acontecido vária vez.

    A vida boa tá logo ali, naquele círculo que foi traduzido pra existênca como ideias e palavras. A bíblia eu digo.
    Vamo lá, gente.
    Tudo pode.

    ResponderExcluir
  4. A pergunta que me fiz quando me tornei crente(ou diria cristã, porque crente é todo aquele que crê), foi: de onde eu vim?
    A ciencia consegue explicar muitas coisas, concerteza, porém a ciencia explica o explicavel, Deus ele nos fala de algo inacreditável, inexplicavel, e por isso é difícil crer. Um exemplo,se vc não veio de Deus vc veio do macaco certo???E assim os macacos foram evoluindo, evoluindo até chegar onde estamos hoje, mas a pergunta é a seguinte PORQUE PARAMOS DE EVOLUIR??
    Sendo que o que evolui, simplesmente continua o processo de evolução, e porque será que a ciencia não explica isso?

    É facil crermos no que não vemos, e é nisso que se baseia nossa fé " Certeza das coisas que não se veem".
    Por mais que seja dificil de acreditar existe um mundo espiritual...
    E simmm é difícil conversar com crentes sobre essas coisas porque eles não deixam de crer no que a Bíblia nos diz, que devemos guardar todas as palavras que nela há para que não pequemos contra Deus, nós seres-humano somos limitados e dependentes.
    Nanda, vc parece que ja teve uma grande decepção com a nossa "raça", e o que eu digo para ti menina sabia, é : O ALVO É DEUS!!!
    Gosto muito das suas postagens...
    vc é muiiito inteligente, hs e eu só to defendendo o que acho certo....
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda.. tava lendo o cometário do anônimo.. e fiquei pensando:
    E quem disse que paramos de Evoluir?????
    Da evolução do macaco até o homem, não foram dias, semanas,meses, anos, ou séculos...
    foram milhares de séculos...
    A evolução não se dá em linha.. tipo.. um certo dia uma macaca pariu um ser humano..
    Estamos sempre em processo evolutivo...
    Eu hein...
    e pra mim neste processo não cabe deus..

    Beijos

    ResponderExcluir

Discuta ideias, comente!